sábado, 17 de setembro de 2011

Pensamento positivo e a boa sorte (por Julio Rezende)


"Para se fazer entender, você precisa repetir uma mesma ideia até cansar, por mais óbvia que seja". Essa frase é de Nelson Rodrigues e me tem feito pensar permanente sobre minhas escolhas e minha atuação como educador, palestrante, projetista, ser humano.

Tenho pensado muito sobre o tema "estado de consciência". De certo modo essa tem sido a mola mestra do meu pensamento, a coluna vertebral de minhas reflexões. Pois é o modo como experienciamos os nossos estados de consciência que se define quem nós somos.

Eu, particularmente considero muito perigoso à saúde psicológica estarmos expostos a uma grande variedade de infuências à experiência de nossos estados de consciência e considero que à medida do possível devemos escolher aquelas experiências que desejamos ter em nossa vida.

Uma dessas importantes influências às nossas experiência de estados de consciência é a música. A música nos permite educar-mo-nos para se perceber a energia do mundo. Isso acontece quando as músicas que desejamos escutar e não simplesmente nos deixamos guiar pela vontade da mídia.

Muitas vezes é a música que tem me motivado a escrever, a encontrar a adequada motivação e estímulo para continuar escrevendo.

A música pode ser sim um instrumento para nos encorajar a empreender projetos pessoais.

A música tem uma importância especial para mim, pois realmente tenho um cuidado de escolher o que me faz bem. é como se ela fizesse parte de minhas principais escolhas e como se grande parte de minha existência trafegasse no nível de realidade musical.

É nesse contsato com a música que reflito sobre minha existência, minhas escolhas, meus projetos.

Dentre os meus principais projetos, um dos que mais me orgulho é o Instituto Boa Sorte.

O Instituto Boa Sorte foi concebido como um lugar de experiência e serve para pensar sobre uma "experiência de construção", as dificuldades e acertos envolvidos com o processo de desenvolvimento de um projeto organizacional, pois qualquer projeto empreendido sempre envolverá reflexão sobre os estados de consciência pessoais, de modo a se identificar se se está indo na direção correta.

Todos nós expendemos algum ou muito tempo pensando  em construir algo, seja uma  carreira, um empreendimento, um projeto pessoal.

Bem, no Instituto Boa Sorte, observando aquelas montanhas tenho refletido sobre minha vida, sobre as possibilidades e o incomensurável, circunstâncias essas que nem todos compreenderam, pois percebo que à medida que me aproximo de minhas motivações, e escrevo e reescrevo, estou mais próximo à uma experiência de poder, aquilo que chamarei de "xaspen".

O que é ser um xaspen? Seria ser um líder, um xamã para as religiões nativas, um nagual para o antropologista Carlos Castaneda. Alguém de poder, com a capacidade de mobilizar pessoas.

Todas as vezes que nos afastamos de nossa motivação pessoal, nos enfraquecemos. Trafegar em uma experiência de poder não é uma tarefa fácil, exige disciplina. O comum é a fraqueza. Assim é como se alguém me dissesse: "sim meu amigo, você tem sido uma pessoa fraca". De maneira positiva, quando trabalhamos em favor de nossa motivação é como se tivessemos uma força ilimitada e transformadora.

Assim, é observando as serras do sertão do Rio Grande do Norte que encontro poder e motivação para mergulhar nessas experiências de pensar sobre motivação e escolhas.

É como se essas montanhas, esses cactos estivessem a me dizer: "suba na sua montanha. Encontre o seu lugar mágico". Pois somos muito mais que seres humanos, somos alguém em interação com a totalidade.

Percebo no Instituto Boa Sorte o mundo como ele realmente é:  ilimitado. Os cactos guardam esses testemunhos. São como memórias vivas. Os cactos são verdadeiros guardiões, por mais estranho que isso possa parecer para você. Respeito e me encanto com cada um deles e percebo nessa minha admiração uma condição de sintonia e saúde com a natureza, o que me traz grande poder. Nessas circunstâncias, percebo uma criança viva dentro de mim, como que brincasse com tudo isso.

É maravilhoso é quando nossa memória de criança entrecorta nossa razão e coloca a nossa razão novas possibilidades de compreensão e então, assim, identificamos a potencialidade criativa que nos cerca.

É toda essa experiência que tenho procurado expressar um pouco em meus livros, fazendo-me dizer enquanto uma expressão autêntica. Meus livros, serão na medida do possível expressões de fantasia e transcendência, expressões de um estado de consciência, algo legítimo enquanto uma condição de amor e partilha.

Nessa jornada de adentrar-me em minha experiência da consciência e de sintonia com o sertão tive a oportunidade de importantes encontros. Sejam esses encontros com a geografia, com o pôr do sol, com pessoas.

Uma das coisas mais importantes que podem acontecer quando percebemos nossa vida como uma história são os encontros.

Dedico este artigo a Elton Cavalcante Barbosa ao acreditar no projeto do Instituto Boa Sorte. 

Com certeza ao sucesso do Instituto Boa Sorte (www.institutoboasorte.blogspot.com) são importantes outros encontros com outras pessoas que venham agregar valor à proposta desse rancho nas serras do sertão potiguar na cidade de Caiçara do Rio do Vento.

O sertão é um lugar repleto de lugares mágicos que encantam os mais sensíveis e é como se fosse um lugar propicio para se perber que existem vários níveis de realidade.

O Rio Grande do Norte trata-se de um lugar perfilado de lugares mágicos, lugares esses guardados por espíritos que habitam em serras e pedras ... reinos sensíveis de outras ordens de consciência... por isso que a preservação do ambiente deve tratar-se de algo mais sensível, além do discurso ambiental.

É refletindo sobre tudo isso que reafirmo o compromisso com o sonho, mas ao mesmo tempo reflito que à realização dos sonhos é importante a razão de modo a balancear desejo e realização, nesse interim, a administração é um conhecimento e uma prática fundamental.

Acredito que histórias como essa ajudem a expressar o poder da imaginação. Percebo que a escrita possa ser vista enquanto uma fotografia e pintura induzido as pessoas a expandirem seus estados de consciência a um outro nível de experiência.

Sinta-se convidado a experienciar o transcendente, a ver o sertão de uma outra meneira, enquanto um lugar de potencialidades. É na construção dessa imagem rica que poderemos encorajar outras pessoas a terem uma visão mais positiva e construtiva da realidade, algo que traga prosperidade. Enquanto isso penso que o pensamento de Nelson Rodrigues faça todo o sentido: "para se fazer entender, você precisa repetir uma mesma ideia até cansar, por mais óbvia que seja". É nesse trabalho de convencimento de nós mesmos que encontraremos o sucesso. Somente assim encontraremos a paz e construiremos uma sociedade melhor. Expanda seu estado de consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário