quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Silêncio (por Julio Rezende)


Alguém, uma certa vez, em um certo tempo, considerou o Instituto Boa Sorte longe e de difícil acesso. Disse que ninguém consegue mais viver sem comunicação, sem celular e sem televisão.

Escutei o comentário dele, pensei, refleti, refleti e formulei o seguinte pensamento:
será que não falta ao homem mais oportunidades de silêncio? Será que não faltam momentos para se repensar? Para se imaginar um novo ser quanto às suas vastas possibilidades?

Este é o tempo da aceleração, de pensamento rápido no qual somos quase autônomos.

Não falta ao homem um momento de silêncio?

É isso que o Instituto Boa Sorte procura proporcionar: um momento de silêncio.

A importância do silêncio está em existir nesse comportamento uma oportunidade de se examinar os estados de consciência.

É nesse exame de estados de consciência que se torna mais claro aquilo que é obstáculo à nossa evolução enquanto seres humanos.

Muitas vezes é devido a nos faltar tempo para refletirmos sobre o modo que conduzimos nossas próprias vidas a causa do início da manifestação de uma doença.

É no silêncio que identificamos toda a nossa potencialidade, quando esquecemos que somos um e percebemos que somos o Todo, parte Dele.

Quando pensamos sobre ter sorte é importante refletirmos: será que estamos realizando as melhores escolhas?

O Instituto Boa Sorte foi concebido enquanto um espaço para a experiência dos estados de consciência, condição essa para as melhores escolhas.

Desse modo, é perante a toda essa reflexão que afirmo: o Instituto Boa Sorte pode realmente ser considerado distante, 100 quilômetros de Natal, Rio Grande do Norte, uma hora e meia de Natal no município de Caiçara do Rio dos Ventos. Contudo, talvez esse seja um dos melhores lugares existentes para se aproximar de você próprio.

O principal encontro que você precisa ter é com você próprio.

O encontro consigo próprio não deve ser algo distante, mas próximo. O encontro próprio deveria ser algo permanente, um momento cultuado todos os dias. Devíamos a todos os momentos estarmos inteiros empreendendo uma sintonia entre pensamento e ação.

É isso que espero do Instituto Boa Sorte: ser um lugar de experiência, de contato consigo próprio, de reflexão sobre as motivações próprias, o bem-estar, a boa convivência e a ética.

Portanto, o que é perto ou longe, o tempo e o lugar são ilusões criadas no transcurso dessa existência humana. Não existem limites ao ser humano, à sua imaginação e o Instituto Boa Sorte é um ótimo lugar para se realizar este encontro.

Também para aqueles e aquelas que possuem muito tempo livre e que não consideram que no silêncio e no tempo livre se encontra a paz, tenho a dizer: será que este tempo livre que se possui não estaria sendo disperdiçado? Não seria chegado o momento para se empreender um projeto de vida, de se imaginar um novo campo de atuação no mercado profissional, ou abrir um negócio? Para responder a esses questionamentos também que as metodologias de cursos trabalhados no Instituto Boa Sorte também permitam esse encontro com as motivações pessoais e quanto às melhores escolhas.

Seja você que tem tempo para pensar sobre a vida ou você que busca o silêncio pessoal, procure uma de nossas atividades planejadas para 2011 e 2012.

Um comentário:

  1. O silêncio, e processo para reflexão, pois temos contato com nosso interior, e temos tempo de sobra para analisar e questionar o que estamos fazendo.

    ResponderExcluir